Buscar

O Poder da respiração



Respiração como uma janela para o subconsciente


A respiração é algo que todos fazemos e é uma das chaves nas sessões de massagem tântrica e terapia tântrica. Em média, uma pessoa respira mais de 23.000 em um período de 24 horas. Em muitas línguas, a palavra para respiração é a mesma, ou está ligada à palavra ou conceito para alma. Em latim, a palavra 'spiritus' significa espírito e respiração. A palavra sânscrita prana refere-se tanto à respiração quanto à energia vital, semelhante à palavra chinesa 'chi'. Em muitas línguas árabes e eslavas, as palavras para respiração e alma têm a mesma raiz. A respiração dá vida, e com a vida vem a consciência. Uma das coisas surpreendentes sobre a respiração é que ela é uma das poucas funções do corpo que pode ser feita de forma totalmente consciente ou totalmente subconsciente. Isso dá uma janela única de oportunidade para unir o funcionamento consciente e subconsciente do corpo e da mente.


Benefícios da respiração profunda consciente


A respiração consciente e profunda é especialmente benéfica para nós porque ajuda a ativar o ramo parassimpático do sistema nervoso autônomo. Este ramo é responsável por produzir um estado de relaxamento e bem-estar no corpo. Quando respiramos de maneira superficial, o sistema nervoso responde como se nos preparasse para uma luta de fuga; é uma respiração mais estressante. Além disso, a respiração superficial preenche apenas cerca de um terço da capacidade pulmonar. John Lukovich, um facilitador da Respiração Integrativa, diz: “A respiração superficial não apenas torna o estresse uma resposta, mas torna o estresse um hábito ao qual nossos corpos e, portanto, nossas mentes estão presos”.


Desacelerando


Desacelerar e praticar a respiração abdominal profunda e consciente pode ajudar a limpar o corpo de toxinas, encher as células com oxigênio, reduzir a pressão sanguínea e nos ajudar a relaxar e dormir. Expandir a respiração aprofundando-a com respirações mais longas, lentas e profundas ajuda a melhorar a saúde física e mental. Mais oxigênio nas células significa que as células são capazes de realizar suas tarefas de forma mais eficaz. Mais oxigênio no cérebro pode ajudar a tornar os sentidos mais aguçados. Também ajuda a fortalecer todo o sistema nervoso.


Conexão entre respiração e capacidade de sentir


Como respiramos e como nos sentimos está conectado. Quando respiramos de maneira superficial, contraímos e bloqueamos o acesso aos nossos sentimentos. Fazemos isso para nos proteger de experimentar esses sentimentos que percebemos como desagradáveis ​​ou perigosos de alguma forma. Se não os sentirmos completamente no momento, a energia desses sentimentos não expressos pode ficar presa em nossos órgãos e sistema nervoso. Isso leva a desequilíbrios e doenças ao longo do tempo. Podemos mudar como nos sentimos tornando-nos mais conscientes da respiração e mudando nossos padrões de respiração.


Entrando no momento presente


Quando nos concentramos em nossa respiração no momento presente, isso nos ajuda a parar de divagar em pensamentos sobre o passado ou o futuro. Em uma situação de fazer amor, isso nos ajuda a ficar presentes com nós mesmos e com nosso parceiro. Dessa forma, é menos provável que nos deixemos levar por fantasias ou pensamentos sobre outra coisa. Somos então mais capazes de sentir e experimentar plenamente tudo o que vem à tona. Da mesma forma que a respiração profunda e consciente ajuda a liberar toxinas físicas, também ajuda a liberar toxinas emocionais do corpo. Ao sentir todas as emoções que surgem completamente e respirar através da experiência, somos capazes de deixar de lado as emoções que podemos ter mantido por décadas. Leia mais sobre o papel da atenção plena na terapia de massagem tântrica .

Tornar-se consciente de nossa respiração é uma maneira de nos tornarmos mais conscientes de nossos corpos e de nós mesmos. Isso pode significar ficar mais atento à nossa linguagem corporal, áreas de tensão no corpo e até pensamentos e padrões de hábitos que nos restringem de alguma forma. Uma vez que nos conscientizamos deles, temos a opção de fazer escolhas diferentes que podem nos beneficiar mais, se quisermos.


Cura enfrentando o subconsciente


Concentrando-nos na respiração, somos capazes de abrir uma janela para o nosso subconsciente. Isso pode ser uma coisa assustadora e desagradável de se fazer, porque pode significar enfrentar aquelas partes do nosso eu que geralmente mantemos escondidas dos outros e até de nós mesmos. São essas partes que muitas vezes podemos achar difíceis de admitir ou examinar. Ao olhar profundamente para dentro, podemos encontrar vergonha, culpa ou sentimentos de indignidade sobre nós mesmos. A consciência nos ajuda a sentir e a nos aceitar plenamente. Isso pode permitir que algumas dessas sombras saiam de nossa vida, liberando mais espaço e energia para sentir amor, paz e alegria em nossas vidas.


Terapia tântrica


A respiração é uma das principais chaves nas sessões de terapia corporal tântrica. Ajuda a desbloquear emoções presas, além de usar som e movimento para liberar as energias presas, enquanto combina poderosamente com a massagem profunda dos tecidos. Tornar-se consciente da respiração pode ajudar a se abrir para mais prazer e superar a disfunção sexual.

v

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo